top of page

IA nos negócios: da curiosidade à escala — como começar com propósito

  • Foto do escritor: renilton907
    renilton907
  • 5 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de ago.

Crédito: Imagem gerada através de Inteligência Artificial
Crédito: Imagem gerada através de Inteligência Artificial

Cultura do Saber versus Cultura do Perguntar


Por muitos anos, nós profissionais sempre fomos moldados a ter respostas para tudo, seja a demanda que for: a norma, a Lei, a regra de negócio, o Script da venda, entre outros, o mundo corporativo sempre demandou e sempre demandará do conhecimento técnico, do notório saber e do bom trabalho em equipe.


Mas de um tempo para cá, com a chegada das tecnologias de Inteligência Artificial, uma nova habilidade tem feito parte do dia-a-dia: a capacidade de fazer perguntas.


Mas não significa fazer qualquer pergunta. Aliás, as perguntas devem ser feitas de forma estruturadas, para que esta massa de dados inseridas retorne um conjunto adequado de respostas. Isto se disseminou popularmente como Engenharia de Prompt, nada mais, nada menos que a boa capacidade de fazer perguntas criando um racional linear.


Isso não está ligado a quão técnico você é, se programa ou não, alias este é um ponto bem importante que abordaremos em publicações futuras.


Meu intuito aqui, caro leitor, é apresentar nossa visão de entusiastas e estudantes desta tecnologia. Se o tema de IA ainda não entrou em sua linha de orçamento, certamente em algum momento irá entrar, pois já não se discute o que é IA.


Agora a discussão é como usaremos isto para gerar eficiência operacional, como otimizamos nossos processos e por fim como nos tornamos mais produtivos, se vamos usar IA enquanto ferramentas de serviço, ou se usaremos agentes autônomos para resolução de determinadas atividades operacionais, das técnicas generativas às técnicas preditivas.


E para começar? Bom, só tem uma maneira, e esta maneira é experimentar, e depois de experimentar, é hora de aplicar e escalar.



Mas por onde começar?


De acordo com o site https://theresanaiforthat.com/ no momento desta pesquisa, existem aproximadamente 39,4 mil ferramentas de Inteligência Artificial no mercado.


Imagem 1. Fonte pesquisada em 05 de Agosto de 2025: https://theresanaiforthat.com/
Imagem 1. Fonte pesquisada em 05 de Agosto de 2025: https://theresanaiforthat.com/

Antes de responder a esta questão, devemos olhar para dentro de nossos negócios e fazer uma reflexão inicial:


Como eu Individuo uso tecnologia no meu dia-a-dia?

Como poderíamos gerar mais eficiência em nossos times?

Como a empresa está gerando valor, seja pela eficiência ou pela escala?

E o mais importante: Como estamos impactando positivamente nossos clientes.


Nas próximas semanas, nos debruçaremos nesta série de artigos práticos, falando sobre as tecnologias que temos visto, experimentado e aplicado. O intuito é dividir conhecimento para que juntos naveguemos em direção a esta nova era que se apresenta. Falaremos das engenharias de Prompt, de Agentes Autônomos, de Ferramentas de mercado e de cases de sucesso, das nossas experiências na área de logística, mas tudo de forma leve sem pesar o lado técnico.


Seja como for, a discussão tem saído cada vez mais do "Tech" e ido em direção ao "Business", ou seja, como a as áreas de negócio se utilizarão disto.


Nesta jornada seus feedbacks e opiniões serão importantes, serão nossa base de troca de conhecimento.


Crédito: Imagem gerada através de Inteligência Artificial
Crédito: Imagem gerada através de Inteligência Artificial

Comentários


bottom of page